ESCALA DE SENTIMENTO ANÔMICO: VERIFICAÇÃO DE SUA ESTRUTURAL
FATORIAL EM BRASILEIROS (1)SCALE OF ANOMIC SENTIMENT: TEST OF A STRUCTURAL
FACTORIAL IN BRAZILIAN
Nilton S. Formiga es Doutor em Psicologia Social pela
Universidade Federal da Paraíba; atualmente é professor no curso de Psicologia
na Faculdade Mauricio de Nassau. Endereço para correspondência: Rua Juiz Ovídio
Gouveia, 349. Pedro Gondim. CEP: 58031-030. João Pessoa - PB. E-mail:
nsformiga@yahoo.com
Marcos Aguiar de Souza es Doutor em Psicologia. Docente do Departamento de Psicologia e do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégica em Negócios, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: maguiarsouza@uol.com.br
Marcos Aguiar de Souza es Doutor em Psicologia. Docente do Departamento de Psicologia e do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégica em Negócios, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: maguiarsouza@uol.com.br
Recibido: 04 de Agosto de 2011
Aprobado: 24 de Octubre de 2011
Aprobado: 24 de Octubre de 2011
Referencia Recomendada: Formiga, N. S., & Aguiar, M. (2011). Escala de sentimento anômico: verificação de sua estrutural fatorial em brasileiros. Revista de Psicología GEPU, 2 (2), 80 - 97.
Resumo: No
presente estudo pretende-se verificar a estrutural fatorial da escala de
sentimento anômico em jovens brasileiros. Espera-se que prevaleça a estrutura
unifatorial já encontrado em outros estudo no Brasil. 235 homens e mulheres com
idade de 14 e 21 anos, da rede de educação publica e privada da cidade de João
Pessoa-PB, responderam a escala de sentimento de estar à margem da sociedade e
questões sócio-demográficas. A partir do programa AMOS GRAFICS 7.0,
observaram-se indicadores que corroboram a existência de uma estrutura
unifatorial, observado em estudo nacionais e internacionais.
Palavras Chave: Sentimento Anômico, Escala, Jovens.
Abstract: This study want verify the factorial structure of the scale of anomic feeling in young Brazilians. It is hoped that prevails the unifactorial structure have been found. 235 men and women, aged 14 to 21 years, of system education public and private in the city of Joao Pessoa, responded to the scale of sense of being on the fringes of society and social demographics. From the program AMOS 7.0 grafics, there were indicators that confirm the existence of a unifactorial structure, observed in national and international study.
Palabras Claves: Anomic Feeling, Scale, Young People.
Palavras Chave: Sentimento Anômico, Escala, Jovens.
Abstract: This study want verify the factorial structure of the scale of anomic feeling in young Brazilians. It is hoped that prevails the unifactorial structure have been found. 235 men and women, aged 14 to 21 years, of system education public and private in the city of Joao Pessoa, responded to the scale of sense of being on the fringes of society and social demographics. From the program AMOS 7.0 grafics, there were indicators that confirm the existence of a unifactorial structure, observed in national and international study.
Palabras Claves: Anomic Feeling, Scale, Young People.
IntroduçãoAs discussões a respeito do desenvolvimento social, político e econômico da passagem de uma sociedade pré-moderna para a moderna, não somente pode ser destacada pela mudança na dinâmica urbana das cidades, mas, também, de uma mudança cultural que se perfila nos países ocidentais, ou seja, o aumento do individualismo ao invés do coletivismo (Formiga & Diniz, 2010; Magalhães, 1998).
De
acordo com Reykowski (1994), a perspectiva individualista preza o bem estar do
self como o principal critério de adaptação, enquanto a perspectiva coletivista
procura preservar o bem estar do grupo. Todas as diferenças cognitivas,
atitudinais e comportamentais entre coletivismo e individualismo se originam
desta diferença fundamental em suposições implícitas sobre o mundo
social.
Essa perspectiva individualista tem sido um fenômeno
com grande força entre os jovens da sociedade vigente, o qual, típico de uma
sociedade que tem seus valores fragilizados e as ações institucionais de
controle do comportamento fracassadas quanto ao estabelecimento da norma social
(Beato, Peixoto & Andrade, 2004; Feijó, 2001; Minayo e cols., 1999; Mulvey
& Cauffman, 2001; Paixão, 1983).
O
individualismo, assim, tem como pressuposto fundamental a racionalidade, sendo
baseado nos princípios de regulações, regras e leis, de modo a favorecer a
individuação, autonomia, auto-realização e a liberdade de escolha. Em
contrapartida, o coletivismo tem como pressuposto fundamental o relacionamento,
sendo baseado nos princípios de bem estar coletivo, papéis, deveres e
obrigações, favorecendo a convivência em grupo.
É nesse sentido que Kumar (1997) argumenta que “o impulso para a individualização encorajou maior liberdade nas relações entre trabalhadores e empregadores, homens e mulheres, pais e filhos. As formas tradicionais de deferência cederam lugar a uma nova afirmação de direitos individuais, reforçadas, se necessário, por apelo às cortes de justiça” (Kumar,1997, p. 179).
Segundo Giddens (1998), essa condição foi vislumbrada
por Emile Durkheim, o qual defendia a necessidade de que as pessoas fossem,
também, um ser ‘individualista’, mas, que essa condição favorecesse a justiça
social e o fortalecimento e consistência da autoridade moral na sociedade, não
afastando as relações e formação social harmônica.
Porém, de acordo com Sorj e Martuccelli (2008), a perspectiva defendida por Dukheim no que se refere à necessidade de uma maior individualidade dos sujeitos, deveria implicar no aumento da autonomia e iniciativa individual, mas, não foi isso que ocorreu. Pelo contrário, as pessoas com uma ação individualista, não a realizavam com base na negociação das relações interpessoais e do respeito às normas e regras sociais, tornando, com isso, opaca a relação do mundo subjetivo do indivíduo e a sociedade. Isso gerou uma perda do reconhecimento e compreensão dos espaços da sociabilidade destinados a coesão social e não a um estado de desorganização.
O fato é que essa mudança cultural levou o sujeito à priorização de necessidades pessoais em que a meta seria a obtenção de prestígio. Assim, na falta de recursos ou mesmo de apoio social para alcançar tal prestígio, o indivíduo se utilizaria de condutas desviantes, o que revelaria não apenas o delinqüir juvenil, mas, uma desestruturação e descrédito do poder disciplinar das instituições normativas e formadoras da conduta juvenil e a dissolução do poder socializador dessas instituições quanto à transmissão moral e ética para os jovens, indicando assim, um tempo de anomia (Idhac, 2009; De Giorgi, 2005; Formiga, & Diniz, 2010; Lipovetsky, 1986).
Tal estado de anomia segue um caminho de caos social,
no qual, quebrar a norma social pode ser um ato enobrecedor para a construção da
imagem do sujeito e a busca das aspirações de consumo para a sua própria
realização. Um desvio excessivo da norma transpõe os espaços da vida privada das
pessoas, afetando os espaços públicos e coletivos e gerando um sentimento de
insegurança e exclusão social (Idhac, 2009; Sigelmann,
1981).
Apesar de Durkheim (1893/1995; 1925/2002) considerar
que a ação desviante poderia ser entendida como algo normal na dinâmica de
qualquer sociedade, mesmo que em níveis suportáveis, essa ação deveria ser
punida e inibida, porque é reprovada pela sociedade. Isto ocorreria tanto por
causar prejuízo à ordem e harmonia da sociedade quanto pela indicação de que o
sujeito não foi capaz de interiorizar as normas e os valores sociais exigidos
pela sociedade. Para aqueles que buscam a harmonia e o bem estar social, uma
condição delituosa faz surgir sentimentos e condutas de rejeição a essa
situação. A intensidade e facilidade do delito revelam uma fragilidade na
integração entre individuo, sociedade e as leis para a ordem social, originando
a anomia.
O
estudo sobre a anomia ganhou força conceitual e de análise dos problemas sociais
com Emile Durkheim em seus livros a Divisão do Trabalho Social e o Suicídio.
Para Durkheim (1894/2004; 1897/2000), a anomia refere-se a uma condição que a
sociedade passa, na dinâmica de suas relações interpessoais, quanto ao
reconhecimento da ausência de referência das normas e regras sociais que
orientam e regulam o comportamento socialmente desejável do indivíduo e
instituições. A existência da anomia na sociedade torna-se ineficaz o poder
regulador, que as normas sociais e instituições de controle, têm sobre os
comportamentos sociais, sendo incapaz da coesão da
sociedade.
De acordo com Agnew (1997), Durkheim concebia que o estado anômico é uma condição peculiar da sociedade moderna e de desenvolvimento econômico dela, na qual os valores, a moral e a ética é determinado pelo enriquecimento material das pessoas, fazendo com que se entreguem as suas paixões e vivam apenas para si mesmo, inexistindo solidariedade e cooperação entre os membros da sociedade, conseqüentemente, uma consciência que priorize o coletivo social. Segundo McClosky (1976; 1978), a anomia conduz o indivíduo para uma sociedade carente no consenso do conteúdo das normas sociais fazendo com que as pessoas vivam sem aderir ou cumprir as regras sociais necessárias para uma boa interação indivíduo-sociedade. Mesmo que a concepção de Durkheim sobre a anomia tenha sido significativa para o estabelecimento do tema na Sociologia e Criminologia, outro estudioso de grande influência no estudo da anomia foi Robert Merton. Ele desenvolveu de forma sistemática a perspectiva teórica proposta por Durkheim, bem como, sua associação a conduta desviante (Caliman, 2006; Giddens, 2005; Huertas, 200; Reyes, 2008).
Diferente de Durkheim, o conceito de anomia elaborado
por Merton (1938/2002) foi modificado, referindo-se a pressão que a sociedade
impõe as pessoas para que se comportem, de forma desviante, quando as normas e a
realidade social entram em conflito. Isto é, a fissura apontada por Durkheim
entre a sociedade e as normas sociais, pode até ser reconhecido por Merton
(1938/2002), mas, de acordo com esse autor, a anomia ocorre entre o subsistema
dos fins e dos meios institucionalmente aceitos para que o desvio social se
realize.
Merton (1938/2002), em seu livro Teoria social e
Estrutura social, com base na concepção da anomia e com o objetivo de avançar no
conceito e explicação do problema do desvio social na sociedade moderna, além de
ampliar o conceito esclarece a função da anomia quando se tratar de explicar os
conflitos e a ordem social.
Para Merton (1938/2002), a anomia é um problema
estrutural e não conjuntural, além de se originar do poder imposto das normas
sociais exigidas pela classe social favorecida, trata-se da impossibilidade de
que o sujeito aceite e aja normativamente, pois, isso se deve as desigualdades
sociais determinadas pela classe social mais alta para a realização dos
objetivos dos mais desfavorecidos. O rompimento da estrutura cultural dá lugar a
uma separação entre as normas e os objetivos estabelecidos pela cultura e as
condições estruturadas socialmente das pessoas da sociedade e do grupo seguir de
acordo com o que se exige. Em outras palavras, para Merton a anomia teria como
origem a constatação por parte de indivíduos e grupos de uma incongruência na
sociedade, fazendo com que os meios socialmente disponíveis sejam insuficientes
para o alcance de metas socialmente valorizadas.
A
partir dos estudos de Durkheim e Merton, diversas pesquisas foram desenvolvidas
com o objetivo de operacionalizar, psicológica e sociologicamente, o conceito e
a mensuração da anomia (Caliman, 2006; Rodriguéz, 2006). Desta forma, Srole
(1956) estabeleceu, em termos psicológicos, um conceito e uma mensuração sobre a
anomia. Este autor concebia a anomia como um estado mental, isto é, um
sentimento de desespero e de abandono que acompanha o sujeito, devido à falta de
acesso aos meios socialmente prescritos para a realização dos fins
sociais.
De
acordo com Rodriguéz (2006), apesar de serem encontrados outros autores que
também atribuíam à anomia um estado mental em termos da falta de sentido e
pertença na dinâmica indivíduo-sociedade - por exemplo, Deflem (1989) e Laswell
(1952) - em termos pragmáticos quanto ao construto anomia, Srole merece destaque
por ter desenvolvido um instrumento para mensuração do construto. Trata-se de
uma escala do tipo likert, composta por cinco itens para mensurar o grau de
anomia (tomando-a como um sentimento) das pessoas.
Com base na concepção de Srole, Travis (1993) elabora
uma escala alternativa para avaliar a anomia em termos psicológicos, uma vez que
considera a proposta de Srole muito abrangente em termos conceituais e,
principalmente, quando se pretende mensurar a anomia com amostras mais
diversificas e comparar subculturas. Travis (1993), então, toma como referência
a teoria da alienação (especificamente, do isolamento social) e da anomia
passando a elaborar um instrumento com sete itens, que deve ser respondido numa
escala do tipo likert.
A
escala de Travis (1993) tem como objetivo mensurar o quanto o sujeito sente que
estar à margem da sociedade em relação à realização de seus objetivos, isto é, o
quanto ele se sente socialmente excluído. O sentimento anômico refere-se a um
sentimento individual de quebre ou debilidade dos padrões sociais, acompanhado
por sensações de insegurança e marginalização, desequilíbrio entre metas e
normas, expectativas descontroladas e questionamentos da legitimidade dos
valores sociais. No Brasil, Souza, Santos Neto e Souza (2003) desenvolveram um
estudo utilizando a escala de Travis (1993) e observaram indicadores de
consistência interna aceitáveis com amostra brasileiras. Esses resultados se
assemelharam aos encontrados no estudo transcutural de Omar, Aguiar de Souza e
Soares Formiga (2005). A avaliação desse construto na ciência psicológica, o
qual não tem encontrado, no Brasil, produção suficiente sobre o tema, além das
supracitadas, seria uma contribuição significativa para explicação da conduta
socialmente desejável.
Apesar dos estudos apresentarem uma garantia da
consistência interna da escala em questão, ao considerar a Análise Fatorial
Exploratória (AFE), especificamente, a dos principais componentes (PC), existe
um inconveniente: esta análise pauta-se estritamente nos dados obtidos e sua
aleatoriedade não considerando um modelo teórico fixo que oriente a extração das
dimensões latentes e muito menos seu poder de apresentar qualquer indicação
sobre a bondade de ajuste do modelo.
As
técnicas de modelagem estrutural têm a clara vantagem de levar em conta a teoria
para definir os itens pertencentes a cada fator, bem como, apresentar
indicadores de bondade de ajuste que permitem decidir objetivamente sobre a
validade de construto da medida analisada. Desta forma, dois resultados
principais podem ser esperados ao trabalhar com essa análise: 1- estimativa da
magnitude dos efeitos estabelecida entre variáveis, as quais estão condicionadas
ao fato de o modelo especificado (isto é, o diagrama) estar correto, e 2 -
testar se o modelo é consistente com os dados observados, a partir dos
indicadores estatísticos, podendo dizer que resultado, modelo e dados são
plausíveis, embora não se possa afirmar que este é correto (Farias & Santos,
2000). Atende-se assim, não a certeza total do modelo, mas, a sua probabilidade
sistemática na relação entre as variáveis e a perspectiva teórica
assumida.
Um
dos principais objetivos das técnicas multivariadas – neste caso, considera-se a
modelagem de equação estrutural - é expandir a habilidade exploratória do
pesquisador e a eficiência estatística e teórica no momento em que se quer
provar a hipótese levantada no estudo. Apesar das técnicas estatísticas
tradicionais compartilharem de limitações, nas quais, é possível examinar
somente uma relação entre as variáveis, é de suma importância para o pesquisador
o fato de ter relações simultâneas.
A
fim de suprir esta necessidade, a Modelagem de Equação Estrutural examina uma
série de relações de dependência simultâneas, esse método é particularmente útil
quando uma variável dependente se torna independente em relações subseqüentes de
dependência (Silva, 2006; Hair, Anderson, Tatham & Black, 2005). Com isso,
este estudo tem como objetivo: tomando com base as análises e perspectiva
teórica abordada pelos autores supracitados quanto a escala de Travis (1993),
avaliar de forma mais robusta, a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória
(AFC) e a análise do Modelo de Equação Estrutural (SEM) efetuado a partir do
AMOS GRAFICS, versão 7.0, a escala de sentimento anômico em jovens brasileiros,
hipotetizando, uma estrutura unifatorial.
Método
Participantes
Participaram do estudo 235 jovens de 13 a 20 anos, com
uma distribuição equitativa de jovens do sexo masculino (49%) e do sexo feminino
(51%), da rede de educação pública e particular da cidade de João Pessoa – PB,
que voluntariamente aceitaram participar do estudo.
Instrumentos
Os participantes responderam os
seguintes questionários:Escala de sentimento de estar à margem da
sociedade (MOS - Margins of Society
Scale). A MOS foi desenvolvida por Travis (1993) e adaptada por Souza e cols.
(2003) para o contexto brasileiro, apresentando alfas
confiáveis.
A presente escala é composta por sete itens que
procuram avaliar o quanto as pessoas sentem sofrer uma exclusão social (por
exemplo, Eu me sinto muito sozinho atualmente; Não importa o quanto a pessoa se
esforce na vida, isso não faz diferença; Eu me sinto discriminado socialmente;
Sinto como se meu mundo estivesse caindo; Eu queria ser alguém importante; É
difícil para mim dizer o que é certo e errado atualmente; Eu não gosto de viver
de acordo com as regras da sociedade). Para responder a pessoa deve ler cada
item e indicar o quanto elas estão em acordo com cada uma das sete questões e
indicar (marcando com um X ou circulo) numa escala do tipo Likert, que variava
de 1 = Discordo totalmente, 2 – Discordo em parte, 3 - Não concordo nem
discordo, 4 - Concordo em parte e 5 - Concordo totalmente
Caracterização Sócio-Demográfica. Os participantes responderam um conjunto de perguntas
sobre característica pessoais (sexo, idade, etc.) com a finalidade de
caracterizar os respondentes da pesquisa.
Procedimento e análise dos
dados
Todos os procedimentos adotados
nesta pesquisa seguiram as orientações previstas na Resolução 196/96 do CNS e na
Resolução 016/2000 do Conselho Federal de Psicologia.
Para a aplicação do instrumento, o responsável pela
coleta dos dados visitou a coordenação ou diretoria das instituições de ensino,
falando diretamente com os diretores e/ou coordenadores para depois tentar a
permissão junto aos professores responsáveis de cada disciplina, procurando
obter sua autorização para ocupar uma aula e aplicar os questionários. Sendo
autorizado, os estudantes foram contatados, expondo sumariamente os objetivos da
pesquisa, solicitando sua participação voluntária.
Foi dito aos respondentes que não havia resposta certa
ou errada e que mesmo necessitando uma resposta individual, estes não deveriam
se ver obrigados em respondê-los podendo desistir a qual momento seja quanto
tivesse o instrumento em suas mãos ou ao iniciar sua leitura, ou outro eventual
condição. Em qualquer um desses eventos, não haveria problema de sua
desistência.
A todos era assegurado o anonimato das suas respostas,
enfatizando que elas seriam tratadas em seu conjunto estatisticamente; apesar do
questionário ser auto-aplicável, contando com as instruções necessárias para que
possam ser respondidos, os colaboradores estiveram presentes durante toda a
aplicação para retirar eventuais dúvidas ou realizar esclarecimentos que se
fizessem indispensáveis, não interferindo na lógica e compreensão das respostas
dos respondentes. Um único aplicador, previamente treinado, esteve presente em
sala de aula, apresentando os instrumentos, solucionando eventuais dúvidas e
conferindo a qualidade geral das respostas emitidas pelos
respondentes.
No que se refere à análise dos dados desta pesquisa,
utilizou-se a versão 18.0 do pacote estatístico SPSS para Windows. Foram
computadas estatísticas descritivas (tendência central e dispersão). Os
seguintes indicadores estatísticos para o Modelo de Equações Estruturais (SEM)
foram considerados segundo uma bondade de ajuste subjetiva. Esse programa
estatístico tem a função de apresentar, de forma mais robusta, indicadores
psicométricos que vise uma melhor construção da adaptação e acurácia da escala
desenvolvida, bem como, permita desenhar um modelo teórico pretendido no
estudo.
Com o programa AMOS, versão 7.0, pretendeu-se testar a
adequação do modelo unidimensional, considerando-se como entrada a matriz de
covariâncias, tendo sido adotado o estimador ML (Maximum Likelihood). Este tipo
de análise estatística é mais criteriosa e rigorosa do que aquela que a do
primeiro estudo no presente estudo. Isto permite testar diretamente uma
estrutura teórica, como é o caso da que se propõem no presente estudo. Esta
análise apresenta alguns índices que permitem avaliar a qualidade de ajuste do
modelo proposto (Byrne, 1989; Hair, Anderson, Tatham & Black, 2005;
Kelloway,1998; Tabachnick & Fidell, 1996; van de Vijver & Leung, 1997),
por exemplo:
• O χ² (qui-quadrado) testa a probabilidade de o
modelo teórico se ajustar aos dados; quanto maior este valor pior o ajustamento.
Este tem sido pouco empregado na literatura, sendo mais comum considerar sua
razão em relação aos graus de liberdade (χ²/g.l.). Neste caso, valores até 5
indicam um ajustamento adequado.
• Root Mean Square Residual (RMR), que indica
o ajustamento do modelo teórico aos dados, na medida em que a diferença entre os
dois se aproxima de zero. Para o modelo ser considerado bem ajustado, o valor
deve ser menor que 0,05.
• O Goodness-of-Fit Index (GFI) e o Adjusted
Goodness-of-Fit Index (AGFI) são análogos ao R² em regressão múltipla. Portanto,
indicam a proporção de variância–covariância nos dados explicada pelo modelo.
Estes variam de 0 a 1, com valores na casa dos 0,80 e 0,90, ou superior,
indicando um ajustamento satisfatório.
• O Comparative Fit Index (CFI) compara, de
forma geral, o modelo estimado e o modelo nulo, considerando valores mais
próximos de um como indicadores de ajustamento satisfatório (Hair, Anderson,
Tatham & Black, 2005).
• A Root-Mean-Square Error of Approximation
(RMSEA), com seu intervalo de confiança de 90% (IC90%), é considerado um
indicador de “maldade” de ajuste, isto é, valores altos indicam um modelo não
ajustado. Assume-se como ideal que o RMSEA se situe entre 0,05 e 0,08,
aceitando-se valores de até 0,10 (Garson, 2003; Kelloway,
1998).
• O Expected Cross-Validation Index (ECVI) e
o Consistent Akaike Information Criterion (CAIC) são indicadores geralmente
empregados para avaliar a adequação de um modelo determinado em relação a outro.
Valores baixos do ECVI e CAIC expressam o modelo com melhor ajuste (Hair,
Anderson, Tatham & Black, 2005; Bilich, Silva & Ramos,
2006).
Resultados e discussão
A fim de atender o primeiro
objetivo do estudo, tomou-se como base no presente estudo, a análise
exploratória realizado por Souza e cols. (2003) com uma amostra brasileira e de
Omar, Aguiar de Souza e Soares Formiga (2005) com amostras do Brasil e da
Argentina, com a escala de sentimento de estar à margem da sociedade (MOS -
Margins of Society Scale), a qual foi desenvolvida por Travis (1993). Nos dois
estudos, esta escala revelou indicadores de consistência interna
aceitáveis. Porém, considerando os limites que a análise
exploratória possa apresentar para avaliação estrutural de um escala, já
destacada na introdução do presente estudo, procurou-se testar a estrutura
fatorial da escala, a partir da modelagem de equação estrutural. Com uma amostra
de jovens brasileiros, tratou-se de avaliar um Modelo unifatorial, em que todos
os itens apresentassem saturações em um único fator.
Optou-se por deixar livre a covariância (phi, φ) entre os fatores. Os indicadores de qualidade de ajuste do modelo se mostraram próximos aos recomendados apresentados na literatura (Byrne, 1989; Tabachnick & Fidell, 1996; van de Vijver & Leung, 1997), os quais podem ser observados a seguir: c2/gl (7,11/11) = 0,64; RMR = 0,04; GFI = 0,99; AGFI = 0,98; CFI = 1,00; RMSEA = 0,00 (0,00-0,04). O valor do ECVI e CAIC não foram necessários por não haver modelo para ser comparado. A seguir, na Figura 1 é apresentada a estrutura fatorial resultante (solução padronizada) dessa análise.
Como é possível observar na figura 1, todas as
saturações (Lambdas, λ) estão dentro do intervalo esperado |0 - 1|, denotando
não haver problemas de estimação proposta. Além disso, todas são
estatisticamente diferentes de zero (t > 1,96, p < 0,05), corroborando,
com isso, a existência unifatorial da escala testada.
Figura 1: Modelagem estrutural da
escala de sentimento de estar à margem da sociedade (Travis, 1993) em
jovens.
No presente estudo, procurou-se verificar a estrutura
fatorial da escala de sentimento de estar à margem da sociedade (MOS - Margins
of Society Scale). Neste sentido, assume-se o modelo unifatorial como o mais
adequado, para representar o sentimento anômico dos sujeitos da amostra
avaliada. Este construto trata-se de um sentimento considerado individual em
relação quebra ou debilidade dos padrões sociais, acompanhado por sensações de
insegurança e marginalização, desequilíbrio entre metas e normas, expectativas
descontroladas e questionamentos da legitimidade dos valores sociais
medulares.
Os diversos critérios empregados para definição do
número do fator a ser extraído, por exemplo, χ2/gl, GFI, AGFI, RMR, CFI e RMSEA,
reforçam a solução unifatorial esperada teoricamente. Estes indicadores foram
satisfatórios estando em intervalos que têm sido considerados como aceitáveis na
literatura vigente (Byrne,1989; Garson, 2003; Kelloway, 1998). Ao considerar
essa escala aponta-se não somente para uma análise funcional da experiência
subjetiva de se sentir excluído da sociedade, mas, também, da estrutura dessa
experiência no espaço psicológico do sujeito influenciando a conduta socialmente
desejável.
Considerando a evidência de validade da estrutura
fatorial da escala estudada, justifica-se seu emprego no contexto brasileiro
para pesquisas acerca de variáveis antecedentes e conseqüentes da dinâmica
psicossocial na sociedade brasileira. De forma geral, esse sentimento anômico
aponta em direção de uma conduta de subversão, a qual é responsável pela
desintegração e ruptura das relações sociais, mas, também, pela não submissão as
relações sociais de ordem interior e social.
O desejo de estar e permanecer unidos é o que impede a
dissolução da estrutura social e psicológica, capaz de regular a reciprocidade,
o reconhecimento e aceitação das diferenças das funções sociais de cada sujeito
estabelecida hierarquicamente e uma aproximação maior com a solidariedade
social; caso contrário o desvio social surgirá.
Em relação a validade da estrutura fatorial da escala
MOS, é importante destacar que a escala proposta por Travis (1993) se aproxima
da perspectiva psicológica da escala de anomia salientada por McClosky e Schaar
(1965) e de Srole (1956) as quais foram validadas por Rodriguez (2006) com uma
amostra em Costa Rica. Especificamente, a escala de por McClosky e Schaar (1965)
apresentou indicadores de ajuste aceitáveis pela literatura vigente (por
exemplo, 2 = 33,74; gl = 25; p= 0,11, RMR = 0,45, RMSEA = 0,04, CFI = 0,96, GFI
= 0,96 e AGFI = 0,93).
Considerando o construto psicológico para se avaliar a
anomia, a escala de Travis (1993) revelou, neste estudo, melhores indicadores do
que os encontrados por Rodriguez (2006). Vale destacar que, apesar da diferença
qualitativa entre esses indicadores, isso não pode ser considerado uma condição
de eliminação e inviabilidade da escala avaliada por Rodriguez (2006), mas,
deve-se destacar que a escala de Travis (1993) trata-se de mais uma peça no
quebra-cabeça do estudo da anomia psicológica. Porém, exige-se que futuros
estudos sejam realizados com essa escala a fim de avaliar a acurácia do
construto.
De acordo com Garcia (2006), próximo ao que considera
Durkheim e Merton, acredita-se que devido à evolução da sociedade industrial os
indivíduos encontram-se desorientados e inadaptados, pois o sucesso econômico é
provocador da falta de controle sobre os desejos do homem por uma sociedade e
normas socialmente aceitas, causando prejuízo no grau de controle e força dos
vínculos sociedade-indivíduo para o controle do comportamento; mas, ao enfatizar
os resultados encontrados neste estudo, se vai mais além, o processo evolutivo
da sociedade e sua força capitalista é influenciadora, também, de experiências
psicológicas subjetivas de sentimento de inferioridade.
O problema anomia parece não ser excluso das carências
sociais e econômicas, mas, ao considera os resultados observados neste estudo,
deve-se a percepção do sujeito quanto um ser que não sente como parte da
sociedade, um ser que não valorado e incluído nos planos do avanço e sucesso da
sociedade vigente, tornado o sujeito incapaz de internalizar, com isso, um
sentimento de cidadania e co-partícipe. A falta de internalização de um
sentimento de ordem reflete um limite na racionalidade da identificação dos
laços sociais responsáveis pela sustentabilidade da harmonia social e resolução
de conflitos, os quais, provavelmente, serão causadores da conduta
desviante.
Conclusão
Considerando os indicadores de bondade de ajuste,
houve evidência da validade estrutural da escala avaliada justificando seu
emprego com pesquisas acerca de variáveis antecedentes e conseqüentes do
sentimento anômico. A garantia psicométrica através da equação de modelagem
estrutural, além tornar este instrumento acurado em sua mensuração temporal, o
fez também, considerando a perspectiva geo-política em diferentes períodos em
que a escala foi aplicada pelos autores supracitados em outros contextos
sociais.
Espera-se que os objetivos deste estudo tenham sido
cumpridos, principalmente, no que diz respeito à sua estrutura da escala
analisada, podendo empregá-lo em áreas de estudo que cooperam com a psicologia,
por exemplo: educação, sociologia, assistência social, etc. Contudo, é bom
destacar quando for considerar os resultados deste estudo em outros contextos
sociais é necessário ter em conta os aspectos mais específicos ou universais de
cada cultura na avaliação dessas escalas quando se pretender
adaptá-las.
Por um lado, é importante considerar as dimensões
locais, específicas ou exclusivas (emics) da orientação de cada cultura, bem
como, e não menos importante, avaliar as dimensões universais (etics) da
Cultura, com o objetivo de comparar os construtos estudados aqui para outro
espaço geo-político e social (Muenjohn & Armstrong, 2007; Triandis e cols.,
1993; Triandis, 1994; Van De Vijver & Leung, 1997).
Esse fato aponta para a seguinte direção: conhecer os
aspectos que podem ser comuns a todas as culturas e aqueles que são específicos,
contribuindo para consolidar um marco teórico da teoria da anomia psicológica,
já que é possível encontrar variações desse construto ao considerar os contextos
políticos e culturais. Por fim, quanto ao que fazer no futuro em relação a essa
escala? Pretende-se reunir evidências adicionais de sua validade e precisão
intra, inter e pan-culturais, por exemplo: avaliar sua validade de critério ou
convergente em relação a construtos correlatos, bem como, conhecer sua
estabilidade temporal (teste-reteste), comparando com os resultados que podem
ser indicados por outros autores; assim, a replicabilidade do presente estudo,
deveria ser prioridade, considerando-se amostras maiores e mais diversificadas
quanto às características dos participantes, incluindo também jovens de
diferentes contextos socioculturais e econômicos.
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Notas
1. Durante o desenvolvimento deste
estudo o autor contou com a bolsa de produtividade do CNPq, instituição a qual
agradece.
AnexosAssinale a alternativa que melhor reflete a freqüência
com que você experimenta tais sentimentos de acordo com a seguinte
escala:
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